Yampi lança order bump com inteligência artificial e facilita usabilidade para os lojistas
- Murilo Cardoso
- 25 de jun.
- 3 min de leitura
O comércio eletrônico enfrenta um cenário cada vez mais dinâmico e cada ponto de contato com o público representa uma oportunidade de impulsionar resultados. Pensando nisso, a Yampi, plataforma completa de e-commerce 100% brasileira, lançou recentemente uma atualização relevante em seu sistema de checkout: o order bump com inteligência artificial, que já contribuiu para R$1,35 bilhão em vendas (GMV), segundo a própria empresa.

O order bump é uma técnica consolidada para incentivar compras adicionais durante a finalização dos pedidos. Com o uso da IA, os lojistas alcançam um novo patamar ao aplicar inteligência artificial para interpretar em tempo real os padrões de navegação, preferências individuais e a composição do carrinho. Como resultado, as sugestões se tornam altamente relevantes e os e-commerces que adotaram esse recurso registraram uma elevação de 13% no ticket médio.
A nova funcionalidade foi desenvolvida para facilitar o dia a dia dos lojistas, ao sugerir automaticamente produtos complementares no momento final da compra, sem depender de configurações manuais. Com isso, reduz-se significativamente a margem de erro operacional, ao mesmo tempo em que se aproveita um ponto estratégico da jornada de consumo para aumentar o valor médio dos pedidos.
O desdobramento disso é uma experiência mais fluida e contextualizada para o cliente — e uma operação mais enxuta e previsível para quem vende. Prova disso é a marca Linda Casa, que desde a adoção da funcionalidade na Yampi, já movimentou mais de R$1,8 milhão em GMV (Gross Merchandise Volume).
“Nossa intenção é mostrar que tecnologia acessível pode, de fato, gerar impacto no dia a dia do lojista. Mais do que automatizar uma etapa do checkout, estamos falando de colocar a inteligência de dados para trabalhar de forma prática, ajudando empreendedores a tomar decisões mais assertivas em segundos. Para quem vende online, isso significa ganhar tempo, evitar erros e aproveitar oportunidades de venda que, antes, poderiam passar despercebidas”, afirma Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi.
Usando a dados e IA para entender seu consumidor
Com mais de R$5 bilhões transacionados apenas em 2024, a Yampi concentra um volume expressivo de operações no e-commerce brasileiro. A plataforma, que já impactou mais de 170 mil lojas virtuais e ultrapassou os 128 milhões de pedidos realizados, reúne dados e aprendizados relevantes sobre o comportamento de compra no país. Todo seu histórico permite que recursos como o order bump com IA sejam desenvolvidos com foco específico no consumidor nacional, respeitando seus hábitos e padrões de decisão.
“Ao longo dos últimos anos, reunimos uma base sólida de dados e feedbacks de quem vende todos os dias. Isso nos permitiu desenvolver soluções mais precisas e conectadas com a realidade do lojista brasileiro. O order bump com IA é um reflexo disso — uma ferramenta pensada para ser simples, mas com alto potencial”, destaca Colette.
O contexto ajuda a explicar por que estratégias de upsell ganham ainda mais força quando aliadas a uma experiência de checkout eficiente. Segundo um estudo realizado pela McKinsey e citado pela HubSpot em 2025, abordagens bem estruturadas podem elevar as vendas em até 30%, especialmente quando combinadas com tecnologias inteligentes. Ao reunir facilidades de uso, recursos nativos e alto índice de satisfação no suporte — hoje em 96% — a Yampi reforça o compromisso de tornar essas soluções mais acessíveis a pequenos e médios empreendedores, sem depender de grandes estruturas técnicas.
Sobre a Yampi
Fundada em 2011, a Yampi é uma plataforma de e-commerce 100% brasileira que oferece soluções tecnológicas para lojistas e empreendedores digitais. Com mais de 170 mil lojas ativas e mais de 128 milhões de pedidos processados, a plataforma se destaca pela estabilidade, alta taxa de conversão e um portfólio de recursos nativos que atendem negócios de diferentes portes.
Com o objetivo de democratizar o e-commerce no Brasil, a Yampi disponibiliza uma infraestrutura robusta para lojas virtuais personalizadas e um Checkout Transparente otimizado para o mercado nacional, além de múltiplas integrações com ferramentas estratégicas do setor. A plataforma já é a escolha de grandes marcas do e-commerce, como Sofá na Caixa, Always Fit, Barbour's Beauty, QCY, Linda Casa, Peach Up, dentre outros.
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