Modelos virtuais de IA: a tecnologia que pode ajudar pequenas marcas brasileiras a competir no e-commerce de moda
- Murilo Cardoso
- 14 de ago.
- 2 min de leitura
Enquanto grandes marcas e especialistas discutem o uso de modelos virtuais no setor fashion, pequenos empreendedores encontram nessas ferramentas uma alternativa acessível para produzir imagens profissionais, manter representatividade e agilizar campanhas.
Com custos de estúdio e logística que muitas vezes inviabilizam campanhas tradicionais, empreendedores podem agora criar fotos realistas de seus produtos em minutos, sem necessidade de grandes orçamentos. Dados da Etsy mostram que imagens de produtos são o principal fator na decisão de compra online, e estudos internacionais indicam que experiências virtuais podem aumentar conversões em até 30% e reduzir devoluções em 20% a 30%.
Reforçando essa tendência, quase dois terços dos vendedores brasileiros dos segmentos de Joias & Acessórios (68%) e Moda (60%) afirmaram que apresentar seus produtos sendo usados por modelos, reais ou virtuais, tem impacto direto no aumento das vendas. Esses dados, levantados em uma pesquisa externa, conduzida pela Photoroom com mais de mil participantes, evidenciam o poder da humanização na apresentação de produtos, mesmo em ambientes digitais.
Além disso, a pesquisa E-commerce Trends & Statistics realizada com vendedores brasileiros que utilizam o aplicativo para edição de suas imagens, revelou que:
57% trocam as fotos de seus anúncios a cada três meses;
79% utilizam mais de um tipo de fotografia para destacar produtos;
36% preferem fundos brancos;
25% optam por fotografias ambientadas;
53% valorizam o uso de iluminação diferenciada.
Esses dados reforçam a importância de oferecer recursos ágeis, econômicos e flexíveis para atualização constante de catálogos no e-commerce.
Diante desse cenário, porta-vozes da Photoroom estão disponíveis para entrevistas para abordar impactos práticos, mudanças no fluxo de produção e como a IA pode conviver com a fotografia tradicional. Também podem demonstrar, em tempo real, o processo de criação de imagens usando modelos virtuais, ilustrando como pequenos negócios podem aplicar essa tecnologia no dia a dia.
Comentários